quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Coisas que irritam



O abandono de animais revolta-me. Não me refiro apenas ao abandono de cães. Refiro-me a todo o tipo de abandono, a vários animais. Trata-se, normalmente, de pequenos caprichos que correm mal, por se tratarem apenas disso mesmo: caprichos do momento. Caprichos que afectam ecossistemas, espécies, etc. Quer de onde provém os animais (quando se trata de animais exóticos) quer onde os animais encontram o seu novo "lar".

O caso dos Everglades é flagrante. É povoado pela fauna natural, nativa, mas cada vez mais tem sido abrigo de animais que o Homem tem vindo a adquirir, de várias partes do mundo, e que logo descarta, por falta de interesse, porque dá trabalho de manter, porque já não é tão giro como pensava que fosse ser, como se de lixo se tratasse. Ora são precisamente estes animais "estranhos" aos Everglades que têm afectado este parque natural. Pessoalmente não entendo o fascínio de ter uma cobra fechada num aquário, mesmo a 2 metros da minha cama... Aliás, acho que não conseguiria sequer entrar no meu quarto, quanto mais dormir!!! Não entendo também qual a piada de "importar" aves tropicais. Não entendo a piada de comprar cães, quando temos uma variedade imensa de rafeiros fofíssimos (e mesmo raças puras) à espera de serem adoptadas. Não entendo a piada. E mesmo que entendesse, acho mesmo que o ser humano devia compreender que há causas mais nobres do que o mero preenchimento de uma vontade do momento. A fauna e flora são uma delas. Acho mesmo que é falta de Rei Leão: será que ainda não perceberam que a historinha do "ciclo da vida" é mesmo verídica? Será que ainda não perceberam que estas acções afectam verdadeiramente o ecossistema de uma determinada região, e mesmo do próprio planeta? É verdadeiramente triste ver o egoísmo humano a sobrepôr-se à preservação do ambiente.

Desde desiquilíbrios ambientais a extinções de espécies. É algo que verdadeiramente me repugna. É algo que certamente voltarei a falar.

1 comentário:

silk disse...

É um tema que merecerá sempre a nossa atenção porque, apesar dos corpetes e das sedas, somos mulheres de garra que lutam por aquilo em que acreditam, e se há coisa em que acreditamos verdadeiramente é no valor dos animais!