terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A importância de se ser Solteiro ou Comprometido


Estava a discutir com uma amiga a eterna questão e dicotomia "solteiro vs comprometido".

Disse-lhe o seguinte: "O importante não é ser comprometido ou ser solteiro. O importante é ser "bem comprometido" ou ser "bem solteiro". Há pessoas felicíssimas das duas maneiras, é preciso é fazê-lo bem."

A nossa sociedade é idiota. Isso é ponto assente. Cada vez mais vejo mulheres desesperadas porque precisam absolutamente de um homem. Queridas, precisam de um homem para quê?

- Se precisam de um homem para sexo, nada mais fácil de encontrar. Há uma coisa chamada "cio". Entendamos cio enquanto apetência e receptividade sexual. Nós temos. Os homens não. Há dias da semana em que simplesmente NÃO QUEREMOS OUVIR de /FALAR sobre/FAZER sexo. Noutros, somos autênticas predadoras em busca que uma pequena presa masculina para satisfazer necessidades absolutamente urgentes e essenciais. Os homens, esses seres surpreendentemente simples, não têm cio. Estão disponíveis todo o ano, a toda a hora, em qualquer lugar. Sexo é a coisa mais fácil e disponível que podemos obter dos homens.

- Se precisam de um homem para vos arranjar a torneira lá de casa, alguém teve a brilhante ideia de compilar, num só livro, números de telefone de pessoas. São as chamadas "Páginas Amarelas" que contém contactos preciosíssimos de alguém que certamente vos poderá ajudar, a um preço razoável (digamos que 30€ é mais razoável que o mau hálito matinal, o tampo da sanita levantada, o lavatório sujo com espuma de barbear, marcas de copos de cerveja e lixo das "noites de futebol com os amigos em casa").

- Se precisam de um homem porque já estão fartas que a vossa mãe comente 2321877672 vezes ao dia que a vossa prima Mariana arranjou namorado e vão casar-se no próximo Verão (sendo que a prima Mariana é bem mais nova!!), ou que "já está a ficar velha para ser avó"... É muito simples: expliquem à vossa adorada progenitora que vocês são donas das vossas próprias vidas, não precisam de homem que vos satisfaça: vibradores/adopção singular/procriação medicamente assistida serão algumas soluções que poderão assegurar à vossa mãezinha que as vossas necessidades sexuais e biológicas estão a ser tidas em conta e muito bem tratadas. Acrescentem ainda que quem manda na vossa vida são vocês próprias e que "ainda no outro dia viram o futuro marido da Mariana com uma rapariga "interessante" no outro dia, a jantar. Ah, ele tinha dito à Mariana que estava numa reunião de última hora na empresa? Pois..pelos vistos foi alterada para o restaurante com a loira de 1,90 cm e peito 38..." Coisas da vida... Sim.. casamento dá em divórcio. A mamã não deverá quer a reputação da família manchada com um divórcio. Não foi, certamente, assim que foi educada. A família quer-se feliz. (Eu diria que é coisa quase impossível).

- Se precisam de um homem para terem alguém para não se sentirem sozinhas na cama. Comprem um cão, mantenham-no limpo e deixem-no dormir aos pés da cama. Nada mais fiel que o nobre canino. Mas certifiquem-se que não se trata mais do que isso. É que a mamã ficaria chocada se descobrisse que também andam a colocar compota ou geleia onde menos devem.... Percebem?

Não pretendo continuar na justificação do "porque raio é que precisam de um homem?" Se querem. Tudo bem. Agora.. precisar?

(Em jeito de discurso directo) Sou apologista que aproveites a tua vida de solteira. Quero, ou pelo menos gostava, que te divertisses com o facto de não deveres fidelidade a ninguém. Desejo-te IMENSOS, MILHARES de flirts até te fartares. A vida de solteira tem coisas maravilhosas. Proporciona-te liberdade, felicidade, independência e tempo. Tempo para ti, para os teus amigos, para o que mais gostas.

Sim, ser comprometido tem também coisas maravilhosas! Mas aqui, hoje, estou a convencer uma amiga da felicidade de se ser solteiro. Porque só vale a pena ser-se comprometido quando se tem a pessoa certa, e as pessoas, infelizmente, esqueceram-se disso. Esqueceram-se e começaram a "juntar trapos" com o primeiro António/João/Pedro/Marta/Cristina/Sofia que encontraram, porque simplesmente não querem "ficar sozinhas".

A solidão é um estado de espírito e não um facto/uma circunstância.

Não vale a pena ser-se comprometida com a pessoa errada, com quem não nos traz felicidade. Assim como não vale a pena ser-se solteiro quando de facto, já algo fala mais alto, a necessidade (que existe) de se estar com alguém, de alguém que signifique mais do que umas noites loucas de sexo. Alguém que nos compreenda com um simples olhar, um simples franzir de sobrancelha, um simples sorriso. Isso sim é uma das maravilhas da cumplicade implícita no compromisso. However, não esqueçamos que toda a regra tem excepções. Haverá casais onde cumplicidade nem vê-la, e haverá "amigos" com quem pouco precisamos de falar para sermos entendidas.

É tudo uma questão de bom senso. E como disse, o importante é fazermos as coisas da melhor maneira: vivermos bem comprometidas ou vivermos bem solteiras. Se optamos pela primeira ou pela segunda via, tratar-se-á de escolha pessoal. O importante é vivermos como queremos, como gostamos, e, acima de tudo, com quem gostamos. Não necessariamente um marido, um namorado.

Sob pena de me alongar demasiado sobre o tema e "postar" algo demasiado extenso, fico por aqui.


(Ao som de "The Cramberries - Linger")

1 comentário:

silk disse...

sabes o que é importante? importante é ter amigas como tu!
desde sempre a nossa amizade se pautou por conversas infinitas sobre temas sem sentido ou, por vezes,conversas curtas e directas que nos ajudaram a seguir o caminho!
seja como for, agradeço!
eu sei que o tema do post não é a amizade mas parece m que se enquadra perfeitamente no "faz o que te deixa feliz!"

opto por estar rodeada de pessoas que me fazem bem e é por isso que dou valor a vida que tenho :)