quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Há que saber distinguir!



Como fã confessa dos desenhos animados da Fox, estava eu a jantar com a família, enquanto acabava de ver o episódio de American Dad. Alguns minutos após o final do episódio, a Fox anuncia os Simpsons, como seguintes na programação. E é exactamente aí que surge a indignação. A minha e a da minha mãe. A senhora faz o seguinte comentário: "Outra vez os Simpsons? Então já não estava a dar??" - perguntou a senhora, bastante indignada.

É sabido cá em casa que a senhora não nutre grande simpatia pela família Simpson & Amigos, no entanto há que admitir a ENORME diferença entre The Simpsons e American Dad.

Tudo bem, são desenhos animados. No entanto, como fã de ambas das séries, é-me incompreensível que não se distinga entre um Homer Simpson e um Stan Smith. Por favor, basta seguir as cores! Num são todos amarelos, no outro não! Têm funções, objectivos (e mesmo públicos) diferentes. Normalmente (falo por experiência própria) quem gosta das séries The Simpsons e Futurama, não gosta de Family Guy e American Dad. Salvo algumas excepções. É um mistério para mim. Ou melhor, até nem é. Os Simpsons/ Futurama VS American Dad/Family guy têm um humor completamente distinto.
Diria que nos Simpsons/Futurama o humor é mais inteligente, há uma maior crítica social subjacente, apesar da idiotice de muitas das piadas, que nos abrem os olhos para a "estupidez humana" (que não tem limites). Em American Dad/Family guy trata-se essencialmente de um humor sem sentido, simplesmente idiota, estúpido, com situações caricatas e personagens absolutamente e deliciosamente caricaturizadas e... sim...idiotas! Impossível de não adorar!

São ambos muito diferentes. Mas quem não adora o "Roger"? Esse extraterreste absolutamente fútil e "cabra". Quem não adora o pequeno maquiavélico "Stewie", o bébé absolutamente homossexual (sem o admitir) que teima em querer matar a mãe e dominar o mundo? Quem não adora o Mr Burns? Esse velhaco forreta, sempre acompanhado do seu fiel e apaixonado Smithers... E quem não pode adorar completamente o escocês Willie, a terrorífica mãe do Skinner, o avô Simpson (Abe) e toda a fantástica família Simpson? Sinceramente, ninguém!

Contudo, a senhora minha mãe continua em manifestar o seu desprezo pelos Simpsons, nomeadamente pelo Homer. Sim, ele é um incompetente, um bêbedo, um egoísta, um cobarde, etc, etc, etc. Mas está sempre presente quando se trata de proteger "a sério" o que ele mais ama: desde a sua família, até uma caixa de donuts! E isso sim é de valor! (ahahahaha)

Os Simpsons são irresistivelmente incansáveis de ver. Simplesmente não me canso de rever um episódio mesmo já sabendo as falas de cor, mesmo já o tendo visto no dia anterior, mesmo já tendo visto 3 vezes o episódio em questão. Já o mesmo não se passa com American Dad ou Family Guy. Mais do que uma vez cansa! Talvez por não serem tão... "especiais" como os Simpsons. Afinal, estes foram os desenhos animados com que cresci. Não podem deixar de ser especiais por isso mesmo. São um clássico, são geniais!

Como co-autora deste blog, espero que a "Silk" não fique "chateada" por ter feito este pequeno post, já que também ela é uma grande fã deste desenho animado. Deixo então uma foto que lhe é especial ;)
(Isto não implica que deixes de fazer um post sobre os simpsons biatcchhhh!!)

Conclusão: Tudo isto para dizer, por favor, não confundam os Simpsons com American dad. Não deixem ninguém que fique confuso. É um favor que fazem à humanidade, ou pelo menos a mim... que faço parte da humanidade!

Obrigada!

1 comentário:

silk disse...

É, como mulheres fantásticas que somos não podemos deixar de ser fâs incondicionais destes "desenhos animados" ( para mim são séries de culto mas pronto...).
No entanto, devo confessar, e quem me conhece sabe, que sou uma excpeção: não gosto de futurama. Lamento mas basta aquele olho gigante no meio da testa daquela triste criatura para me dar vontade de mudar.
Mas quantos aos três restantes: vénias infinitas para eles.
Como eu digo sempre, o fim de dia perfeito é aquele passado em frente à tv a ver os meus bonequinhos.Maravilhos!!
Confirmo: sou capaz de ver Simpsons até ao fim da minha vida, repetidamente, e nada nunca me fará rir mais do que o Bart no fantástico episódio das suas benditas primeiras palavras ( Ai CARAMBA!!) quando começa a bater nas panelas e a cantar "Boy i'm so grate,i am so grate" e a pobre da da Marge, gravidisima da Liza, diz: "QUIIIIIEEETTT!", ao que o Bart responde sempre a cantar: "quiieeeetttt, quiiiieeettt". HAHA, fico com as lágrimas nos olhos de tanto me rir.
Sim, são fantásticos, e como já todos perceberam os Simspons sâo os meus preferidos!
Contudo, adoro o Humor de Family Guy, o tempo infinto que demoram a levantar a cadeira de rodas daquele pobre desgraçado, sempre que o Peter se peida e qualquer uma das outras piadas horrivelmente maldosas.
Deliro com as piadas de American Dad e com a realidade que nelas trazem: quem não se lembra do episódio fantástico em que ele vai para as Arábias. O papel de verdadeira dona de casa que a Francine tem, e o verdadeiro tótó que é aquele miudo!!
Enfim, todos inconfundiveís mas todos com a mesma função: levar-nos às lágrimas de tanto nos rirmos quando o mundo da realidade em que vivemos não nos dá essa felicidade!

É minha cara, bom comentário!