segunda-feira, 16 de março de 2009

50 anos depois...

Hoje tive finalmente tempo para me sentar em frente à tv (enquanto passava apontamentos) e estava a dar uma reportagem sobre estas grandes senhoras. O tema era: "porquê que elas não conseguem parar?". Ora a resposta destas quatro mulheres foi básicamente a mesma: "seria como parar de respirar!".
Confesso que a minha preferida é realmente a Aretha mas acho qualquer uma delas admirável pelo simples facto de ainda continuarem aqui. Conseguiram adaptar-se às "novas" modas sem nunca perderem a sua essência e isso é sempre louvável.
As músicas destas senhoras acompanham-me desde sempre, quer seja com "a rose is still a rose" da Aretha quando os tempos são mais dificeis, ou "bad girls" da Donna Summer quando me sinto mais poderosa, a "walking in Memphis" quando estou calminha e quero ficar assim, e ainda a "what's love got to do with it" ou "a proud mary" da grande Tina (todas a título de mero exemplo), todas elas têm grande impacto sobre mim.




Aretha Louise Franklin (Memphis,25 de Março de 1942 ) é uma cantora norte-american de gospel, soul e R&B que se tornou ícone da música negra.
Nascida em Memphis,criada em Detroit, tornou-se a primeira mulher a fazer parte do Hall da Fama do Rock and Roll a 3 de janeiro de 1987 . Muitos chamam Aretha de "Rainha do Soul" ou "Dama do Soul". Ela é reconhecida pelas suas habilidades na música soul e R&B, mas também é uma adepta dejazz, rock, blues, pop e até mesmo ópera. Ela é geralmente reconhecida como uma das melhores vocalistas da história da música por revistas como Rolling Stone e do canal de televisão Vh1. Ela é a segunda cantora a possuir mais prêmios Grammy na história, atrás de Allison Krauss. Aretha possui dezessete prémios competitivos e três honorários. O estado de Michigan declarou a voz de Aretha como sendo uma maravilha natural.
Apesar de todo o sucesso, Aretha possui apenas dois singles que foram para o primeiro lugar na lista dos mais vendidos dos Estados Unidos segundo a revista Billboard: "Respect" em 1960 (sua canção mais conhecida) e "I Knew You Were Waiting (For Me)", um dueto com George Michale . No entanto, vários singles dela já apareceram entre os 20 mais vendidos na lista daquela publicação, como "Think", "I Say a Little Prayer", "Until You Come Back to Me", "Who's Zoomin' Who?", "Freeway of Love", entre outros.

http://www.sodamnhappy.com/



LaDonna Adrian Gaines, conhecida mundialmente como Donna Summer (Boston, Massachusetts,31 de dezembro de 1948) é uma cantora pop norte-americana conhecida pelas suas gravações com um estilo disco dos anos 70, que lhe deram o título de Rainha da Disco. Com 32 anos de carreira, estima-se que tenha vendido mais de 105 milhões de cópias de seus discos.
Summer foi um caso raro na cena disco', uma vez que a sua carreira iniciou-se antes da "explosão" daquele estilo, e continuou após aquela fase. Apesar de ela ser uma das mais conhecidas artistas da "Era Disco'", seu repertório incluiu diversos gêneros, incluindo r&b e rock, tendo ganho prémios Grammy nestas categorias. Seu trabalho ainda é aplaudido pela crítica e ela permanece como uma das poucas artistas da Era Disco' ainda aceitas pela crítica actual.

http://www.donnasummer.com/welcome.php

Anna Mae Bullock, conhecida como Tina Turner, (Brownsville, Tennessee, 26 de novembro de 1939) é uma cantora de R&B, pop, rock e soul, dançarina, além de actriz ocasional e budista. Conhecida também como a Rainha do Rock, por ter uma voz inconfundível e por usar os graves e os agudos de uma forma ímpar, pelos seus shows electrizantes, pela sua grande presença de palco e pelas suas pernas longas e bem proporcionadas. Tina Turner é a cantora de rock mais bem sucedida da história vendendo mais biilhetes para concertos do que qualquer outro artista na história da música e com vendas de álbuns excedendo 180 milhões desde seu retorno como cantora solo em 1984. Ela é reconhecida como a Diva do rock mais verdadeira de todas. Tina tem 27 músicas na Billboard Top 10. Ela tornou-se famosa pelas suas explosivas apresentações com o The Ike and Tina Turner Revue durante os anos 60 e 70 e mais conhecida por seu memorável regresso a solo no meio dos anos 80.

http://www.tinaturnerfanclub.eu/

Cherilyn Sarkisian LaPiere (El Centro, Califórnia, 20 de maio de 1946) é uma cantora, actriz, produtora, directora, escritora, compositora, dançarina e apresentadora norte-americana. Entre as várias realizações durante a sua carreira musical, cinematográfica e televisiva, Cher, como é conhecida artisticamente, é vencedora de um Emmy, um Grammy, três Globos de Ouro e um Óscar.
Cher começou sua carreira em 1962, integrando ao lado do marido a dupla Sonny & Cher.Nos anos 70, tornou-se o ícone feminino máximo da cultura hippie, popularizando modelos como a minissaia e a calça boca-de-sino. Em 1970 partiu para a carreira solo, lançando até os dias de hoje mais de 25 álbuns e 96 singles e vendendo aproximadamente 400 milhões de álbuns solo e 150 milhões com o marido Sonny Bono, totalizando 550 milhões de cópias vendidas. De acordo com o Guiness Book of Records, Cher é a cantora que mais vendeu na história da música, além de deter o recorde de cantora mais rica do planeta com uma fortuna pessoal avaliada em US$ 1 bilhão de dólares. Ainda segundo o Guiness Book of Records, sua turne de 2002, Farewell Tour, é a mais lucrativa da história. Em 2001, a revista Billboard listou Cher como a Maior Cantora de todos os tempos, e o canal VH1 elegeu-a como a terceira Maior Actriz da História de Hollywood e a vigésima sexta Mulher Mais Sexy do Mundo.

http://www.cher.com/




É claro que o meu regresso tinha de ter cariz musical :)

2 comentários:

S* disse...

Aretha Franklin, sem margem para duvidas. Aquele "killing me softly" é arrasador :D

Random Blogger disse...

grandes mulheres!!

Cause a rose is still a rose
Baby, girl, you're still a flower
He can't lead you and then take you
Make you and then break you
Darlin', you hold the power

como eu AMO esta música :)

beijo biaaatcchh* and welcome back ;)