sábado, 7 de março de 2009

Aprender a ler!



Estava a ver o telejornal da RTP(porque estava preocupada com determinados acontecimentos) quando começou a dar uma reportagem sobre o tráfico de crianças na Guiné-Bissau.
Como podem ver no vídeo, todo a situação é muito má e deixa indignada qualquer pessoa. No entanto, houve uma frase que me chocou particularmente: "Estou feliz, mas ainda quero aprender a ler"!
Estas crianças vivem nas piores condições possíveis, inimagináveis para muitos de nós e,apesar disso, os seus desejos são tão facilmente realizáveis. Aprender a ler????!!! Foi isso que possibilitou que aqueles seres conseguissem convencer aquelas crianças a segui-los?? Aprender a ler???!!!
Já o disse muitas vezes e vou continuar a dizer: há coisas que nunca vou perceber! Com tantas organizações mundiais, com tanta luta pelos direitos fundamentais, tantos políticos que enchem a boca para dizer que lutam para melhorar as condições destas pessoas, como é que é possível que estas coisas continuem a acontecer?! Não entendo e nunca vou entender como é que foi possível, e continua a ser, a situação no Iraque e tantas outras que todos nós conhecemos, quando todos os dias morrem milhões de crianças à fome. Não será isso mais importante que a porcaria do petróleo? São pessoas como nós, crianças como as que temos em casa que deveriam estar a brincar e a aprender na escola e não a passar fome, a sofrerem nas mãos de pessoas sem escrúpulos, a vaguearem pelas ruas, a serem violadas e torturadas só porque deixaram aqueles animais no poder!
Chamem-me comunista, chamem-me o que quiserem, mas eu acho estas situações tão fáceis de resolver! Em vez de s preocuparem tanto todos com a bolsa, se vivêssemos mais preocupados em estendermos a mão a quem precisa, resolvíamos logo tudo (até mesma a situação económica já que se acabava a especulação!). Mas como diz o outro, parece que o Homem foi feito à imagem do diabo e não de Deus!
É nestes momentos que me sinto impotente, tranquila no meu "cantinho à beira mar plantado", quando ainda existem crianças que, por quererem aprender a ler ("ler", ou seja, poderem entender como pensa o resto do mundo, e não "escrever" para transmitirem os seus pensamentos- até nisto estas pessoas são superiores a nós, tão humildes), ficaram anos fechadas num quarto a sofrerem e só foram libertadas por estarem grávidas!
É nestes momentos que eu tenho a certeza que a minha vida tem de significar mais que isto, e que eu vou ter um papel mais importante no mundo, nem que seja para ensinar estas meninas a ler e a escrever!

3 comentários:

Random Blogger disse...

ai mulher...são os interesses... sabes que as pessoas idiotas e gananciosas gostam de ficar muito tempo a "mandar" feitas idiotas... e se o povo for analfabeto mais jeito dá!

Tou contigo nessa revolta...aliás, estamos todos...menos o raio dos magnatas...

S* disse...

A felicidade está nas mais pequenas coisas. Para quem tem muito, isso é uma ninharia.

Anónimo disse...

O problema é que países como estes só tem alguma atenção se tiverem mesmo petróleo...o que não é o caso.A guiné é o país por onde a maior parte da droga da américa do sul chega a este lado do atlântico e depois por rotas terrestres chega a portugal e espanha e daí para a europa toda...contra o dinheiro e poder da droga não se pode praticamente nada...